Quem Somos?

Somos uma ONG angolana que, desde 2016, trabalha com crianças carentes e fora do sistema de ensino

O Projecto social EMBO nasceu como resposta ao sonho de querermos ver uma Escola em cada bairro.

Nosso principal objectivo é transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacite para uma participação construtiva na sociedade, pois partimos do princípio de que, educar uma criança é trabalhar em um projecto de vida, o que compete primordialmente à família mas, que carece também da participação da Comunidade em que se insere.

As nossas acções contam com o apoio de entes sociais, entidades singulares e colectivas, por meio gestos de solidariedades como Apadrinhamento, Acções de Voluntariado, Doações ou Parcerias solidárias.

A Nossa Missão

Promover a formação e apoiar o desenvolvimento pedagógico com base na abordagem educacional por princípios.

A Nossa Visão

Impulsionar a criação de valor educacional através da integração de escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade, com o propósito de formar uma geração de valor cívico e uma nação transformada.

Os Nosso Valores

Cooperação na realização de iniciativas que acrescentem valor à sociedade.

Cosmovisão bíblica através da prestação de um ensino de excelência, possibilitando a formação de indivíduos com um carácter.

Criatividade e proactividade na busca e desenvolvimento de soluções inovadoras para o crescimento do projecto.

Quem Somos

A Nossa História

A nossa história

O projecto EMBO (Escola no Meu Bairro) é uma Organização não Governamental e interdenominacional criado pela igreja Missão Cristã Internacional - com o propósito de apoiar crianças carentes e fora do sistema de ensino - após verificar-se um número grande de adolescentes que não sabiam ler a Bíblia. O propósito estendeu-se também à crianças com debilidades de aprendizagem, enquadrando-as em escolas comunitárias, implementadas pelo Projecto ou em sua responsabilidade.

Tudo começou em 2016 quando, através de um plano de ocupação com o lema “Eu limpo o meu Bairro” (composto por oficinas, palestras, campanhas de apoio para criação de pequenos negócios, etc.), trabalhou-se com mais de 80 jovens e adolescentes - do Bairro Popular (Luanda) - que apresentavam comportamentos desviantes e altamente expostos à situações de vulnerabilidades social e financeira, nomeadamente: abandono escolar, delinquência, gravidez na adolescência e consumo de drogas.

O projecto foi capaz de prestar o devido apoio à comunidade desse bairro, tendo tido um impacto significativo na vida dos jovens e de suas famílias.

Desde então, o projecto EMBO vem trabalhando neste segmento, com actividades viradas sobretudo na educação de crianças, estruturando, organizando e compartilhando conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar, baseados na abordagem educacional por princípios.

A referenciada abordagem educacional por princípios é uma metodologia de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, o que por sua vez produz entendimento sobre os valores cristãos.

Em 2018, a EMBO tornou-se membro da AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios), uma organização não governamental sedeada no Brasil. 

Colaboradores

Equipa EMBO

Apoiar o Projecto EMBO é um acto que vai além do simples acto de ajudar: é um compromisso coletivo de transformação social, que valoriza a educação como base para um futuro mais justo e inclusivo. Estes são alguns dos que abraçaram a casua e dão o bom de si para o projecto.

Imagem relativa à História do Projecto
Marisa Cosme

Marisa Cosme

Directora Pedagógica

André Martins

André Martins

Professor

Abedenego Gomes

Abedenego Gomes

Professor

António

António

Professor

Daniel

Daniel

Professor

Luciano Cacete

Luciano Cacete

Professor

Verónica

Verónica

Professora

Testemunhos

O que dizem do Projecto?