Quem Somos?
O Projecto social EMBO nasceu como resposta ao sonho de querermos ver uma Escola em cada bairro.
Nosso principal objectivo é transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacite para uma participação construtiva na sociedade, pois partimos do princípio de que, educar uma criança é trabalhar em um projecto de vida, o que compete primordialmente à família mas, que carece também da participação da Comunidade em que se insere.
As nossas acções contam com o apoio de entes sociais, entidades singulares e colectivas, por meio gestos de solidariedades como Apadrinhamento, Acções de Voluntariado, Doações ou Parcerias solidárias.
Promover a formação e apoiar o desenvolvimento pedagógico com base na abordagem educacional por princípios.
Impulsionar a criação de valor educacional através da integração de escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade, com o propósito de formar uma geração de valor cívico e uma nação transformada.
Cooperação na realização de iniciativas que acrescentem valor à sociedade.
Cosmovisão bíblica através da prestação de um ensino de excelência, possibilitando a formação de indivíduos com um carácter.
Criatividade e proactividade na busca e desenvolvimento de soluções inovadoras para o crescimento do projecto.
Quem Somos
O projecto EMBO (Escola no Meu Bairro) é uma Organização não Governamental e interdenominacional criado pela igreja Missão Cristã Internacional - com o propósito de apoiar crianças carentes e fora do sistema de ensino - após verificar-se um número grande de adolescentes que não sabiam ler a Bíblia. O propósito estendeu-se também à crianças com debilidades de aprendizagem, enquadrando-as em escolas comunitárias, implementadas pelo Projecto ou em sua responsabilidade.
Tudo começou em 2016 quando, através de um plano de ocupação com o lema “Eu limpo o meu Bairro” (composto por oficinas, palestras, campanhas de apoio para criação de pequenos negócios, etc.), trabalhou-se com mais de 80 jovens e adolescentes - do Bairro Popular (Luanda) - que apresentavam comportamentos desviantes e altamente expostos à situações de vulnerabilidades social e financeira, nomeadamente: abandono escolar, delinquência, gravidez na adolescência e consumo de drogas.
O projecto foi capaz de prestar o devido apoio à comunidade desse bairro, tendo tido um impacto significativo na vida dos jovens e de suas famílias.
Desde então, o projecto EMBO vem trabalhando neste segmento, com actividades viradas sobretudo na educação de crianças, estruturando, organizando e compartilhando conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar, baseados na abordagem educacional por princípios.
A referenciada abordagem educacional por princípios é uma metodologia de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, o que por sua vez produz entendimento sobre os valores cristãos.
Em 2018, a EMBO tornou-se membro da AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios), uma organização não governamental sedeada no Brasil.
Colaboradores
Apoiar o Projecto EMBO é um acto que vai além do simples acto de ajudar: é um compromisso coletivo de transformação social, que valoriza a educação como base para um futuro mais justo e inclusivo. Estes são alguns dos que abraçaram a casua e dão o bom de si para o projecto.

Directora Pedagógica

Professor

Professor

Professor

Professor

Professor

Professora
Testemunhos
"Tomei contacto com o Projecto EMBO através de sua apresentação na empresa onde trabalho. Depois desse evento, ficou claro que, dalguma forma, deveria dar o meu contributo para o seu desenvolvimento. Então, devo dizer que tem sido muito prazeroso e honroso poder ajudar com o pouco que posso (as minhas habilidades e conhecimento). Por isso, convido-o si a fazer parte desta jornada, pois, com o apoio de muitos, levaremos este projecto avante. Vamos nessa? Um abraço."
Nelito Gomes
Usuário (Angola)
"Eu venho falar como é importante e maravilhoso participar de um projecto de apadrinhamento que a EMBO tem. Eu tenho uma afilhada, e eu vejo o quando ela já cresceu e o quanto foi importante a escola para ela nesse momento e o quanto que a escola também tem crescido (...). É maravilho ver o vídeo dela e ver o quanto que a escola em si cresceu (...). E você também pode fazer parte deste projecto. Você também pode apadrinhar uma criança. Então não fique de fora. Vem e nos ajude nesse projecto. Deus abençoe!"
Damares
Madrinha (Portugal)
"Fazer parte deste projecto é algo maravilhoso, porque dá-nos um propósito de vida, nós sentimos que algo em nós muda porque muda também o mundo de alguém que a gente não conhece, que são essas crianças que não tinham futuro à vista mas que, por causa, deste projecto elas poderão ter um futuro brilhante, se assim unirmos forças para que isto aconteça. Então, eu amo o projecto EMBO e gostaria que também fizesses parte disto. A todos o padrinhos e madrinhas, um beijinho!"
Tânia Piçarra
Madrinha