Programa de Ensino & Alfabetização
Segundo o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027, a taxa de alfabetização entre pessoas com mais de 15 anos é atualmente de 76%, com meta de subir para 78% até 2027, o que implica que 24% da população adulta ainda é analfabeta. O analfabetismo é mais presente entre mulheres e comunidades rurais.

O acesso a uma educação de qualidade é um direito e a obrigatoriedade da educação abrange a classe da iniciação, ensino primário e o I ciclo do Ensino Secundário e, Angola tem vindo a actuar através de políticas internas de desenvolvimento (PDN 2013-2018/PDN 2018-2022) que se substancia na priorização de programas relacionados com a alfabetização, a expansão do pré-escolar, o desenvolvimento e melhoria do ensino primário e secundário, entre outros.

Não obstante, ainda é visível a necessidade de melhoria das políticas e ferramentas de ensino em todo o país, sobretudo nas periferias dos grandes centros urbanos e nas zonas rurais, levando a que o país atravesse momentos de avanços e retrocessos de política educativa que condicionaram sua evolução positiva, bem como sua afirmação no cenário internacional e até mesmo regional.

Proposta

e Benefícios do Programa

O projecto EMBO se propõe oferecer assistência educacional a crianças economicamente frágeis e fora do sistema de ensino, nas comunidades (também vulneráveis), por meio do ensino colaborativo, uma "mesclagem" entre os princípios escolares tradicionais e os princípios bíblicos.

Um programa de ensino e alfabetização voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social, que integra métodos tradicionais de educação com princípios bíblicos, oferece uma abordagem completa para o desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual dos alunos. Os métodos pedagógicos convencionais garantem a construção sólida da leitura, escrita e raciocínio lógico, enquanto os ensinamentos bíblicos promovem valores como respeito, honestidade, empatia e perseverança.

Essa combinação cria um ambiente educativo seguro, acolhedor e motivador, fortalecendo a autoestima das crianças e incentivando atitudes éticas desde cedo. Além disso, o programa contribui para a formação de cidadãos conscientes, oferecendo uma base moral que os ajuda a lidar com os desafios da vida de forma resiliente e esperançosa. Ao unir instrução acadêmica com princípios cristãos, o programa não apenas combate o analfabetismo, mas também planta sementes de transformação individual e comunitária duradoura.

Imagem relativa à História do Projecto

Como trabalhamos

O projecto EMBO se propõe oferecer assistência educacional a crianças economicamente frágeis e fora do sistema de ensino, nas comunidades (também vulneráveis), por meio do ensino colaborativo, uma "mesclagem" entre os princípios escolares tradicionais e os princípios bíblicos.

Apoiamos principalmente crianças e adolescentes carentes e fora do sistema de ensino.

Os nossos objectivos traduzem-se em alterações e melhorias reais na vida das crianças.

Damos-lhes as ferramentas e os conhecimentos necessários para que conheçam e exerçam os seus direitos e se tornem os protagonistas do seu próprio destino.

Somos transparentes e prestamos contas perante os nossos parceiros, entidades e pessoas com os quais trabalhamos.