As ONGs desempenham um papel essencial ao implementar projetos sustentáveis nas zonas mais carentes, muitas vezes em parceria com autoridades locais e organismos internacionais. Elas oferecem apoio direto às famílias por meio de distribuição de bens essenciais, programas de alfabetização, orientação sobre direitos humanos e ações de saúde pública, como campanhas de vacinação e prevenção de doenças.
A EMBO, sendo uma Escola Comunitária, garante acesso à educação básica para crianças e jovens, além de funcionarem como centros de mobilização social e de formação cidadã. Elas também promovem oficinas e cursos para adultos, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.
Proposta
O projecto EMBO se propõe oferecer assistência educacional a crianças economicamente frágeis e fora do sistema de ensino, nas comunidades (também vulneráveis), por meio do ensino colaborativo, uma "mesclagem" entre os princípios escolares tradicionais e os princípios bíblicos.
1. Acesso à Educação: Acesso ao ensino básico e alfabetização a crianças que, de outra forma, estariam excluídos do sistema formal, contribuindo para a redução do analfabetismo e ampliando oportunidades futuras.
2. Melhoria da Saúde: Informação, por meio de palestras e workshops sobre os programas de saúde comunitária, com foco na prevenção de doenças, acesso a cuidados básicos, campanhas de vacinação, nutrição infantil e saúde materna, impactando diretamente na redução da mortalidade infantil e no aumento da expectativa de vida.
3. Capacitação e Geração de Renda: Através de formações profissionais, cursos técnicos e apoio ao empreendedorismo local, as iniciativas ajudam famílias a conquistar autonomia financeira e a romper o ciclo da pobreza.
4. Fortalecimento da Coesão Social: Envolvimento da comunidade em projetos colectivos promovendo solidariedade, empoderamento e participação cidadã, fortalecendo os laços sociais e a identidade das comunidades.
5. Acesso a Direitos e Proteção Social: Promoção dos direitos humanos, na proteção de crianças e mulheres contra abusos, e no apoio jurídico e psicológico a famílias vulneráveis.
6. Melhorias na Infraestrutura Local: Os programas podem contribuir para a construção e/ou reabilitação de escolas, centros de saúde, poços de água e outros serviços essenciais, impactando toda a comunidade.
O projecto EMBO se propõe oferecer assistência educacional a crianças economicamente frágeis e fora do sistema de ensino, nas comunidades (também vulneráveis), por meio do ensino colaborativo, uma "mesclagem" entre os princípios escolares tradicionais e os princípios bíblicos.
Apoiamos principalmente crianças e adolescentes carentes e fora do sistema de ensino.
Os nossos objectivos traduzem-se em alterações e melhorias reais na vida das crianças.
Damos-lhes as ferramentas e os conhecimentos necessários para que conheçam e exerçam os seus direitos e se tornem os protagonistas do seu próprio destino.
Somos transparentes e prestamos contas perante os nossos parceiros, entidades e pessoas com os quais trabalhamos.