O acesso a uma educação de qualidade é um direito e a obrigatoriedade da educação abrange a classe da iniciação, ensino primário e o I ciclo do Ensino Secundário e, Angola tem vindo a actuar através de políticas internas de desenvolvimento (PDN 2013-2018/PDN 2018-2022) que se substancia na priorização de programas relacionados com a alfabetização, a expansão do pré-escolar, o desenvolvimento e melhoria do ensino primário e secundário, entre outros.
Não obstante, ainda é visível a necessidade de melhoria das políticas e ferramentas de ensino em todo o país, sobretudo nas periferias dos grandes centros urbanos e nas zonas rurais, levando a que o país atravesse momentos de avanços e retrocessos de política educativa que condicionaram sua evolução positiva, bem como sua afirmação no cenário internacional e até mesmo regional.
Os 7 princípios de educação cristã são importantes porque oferecem uma base de valores e práticas que fortalecem a formação integral dos alunos, promovendo cidadania, fé e compromisso social.
O governo de si próprio é um diferencial que nos distingue dos animais que apenas seguem instintos. O desenvolvimento desta habilidade gera em nós o domínio próprio, capacidade dada singularmente ao ser humano.
Enfoca o valor da união e tem por objectivo fortalecer os vínculos dos relacionamentos, baseados no amor.
Valoriza a singularidade de cada ser humano com o objectivo de que cada um se perceba como um ser único.
Trata-se de permitir que se “colham os frutos” de cada atitude semeada, sendo elas positivas ou negativas, promovendo a consciência e responsabilidade por cada escolha que se faz.
O carácter é a marca que identifica a personalidade de cada indivíduo. Uma marca é feita pela pressão de um material com saliências sobre outro que recebe os sinais de sua saliência. A vida nos oferece constantes situações de pressões que servem-nos de oportunidades para superarmos os nossos próprios limites enquanto seres humanos.
A palavra mordomia está relacionada ao acto de cuidar de algo que a nós foi confiado, neste sentido utilizamos deste princípio para gerar zelo, responsabilidade e organização quanto aos pertences utilizados em nosso dia-a-dia.
Trata-se do reconhecimento da supremacia de Deus sobre todas as coisas e tem por objectivo desenvolver no aluno o amor e a reverência à Deus.