A nossa História
O projecto EMBO (Escola no Meu Bairro) é uma Organização não Governamental e interdenominacional criado pela igreja Missão Cristã Internacional - com o propósito de apoiar crianças carentes e fora do sistema de ensino - após verificar-se um número grande de adolescentes que não sabiam ler a Bíblia. O propósito estendeu-se também à crianças com debilidades de aprendizagem, enquadrando-as em escolas comunitárias, implementadas pelo Projecto ou em sua responsabilidade.
Tudo começou em 2016 quando, através de um plano de ocupação com o lema “Eu limpo o meu Bairro” (composto por oficinas, palestras, campanhas de apoio para criação de pequenos negócios, etc.), trabalhou-se com mais de 80 jovens e adolescentes - do Bairro Popular (Luanda) - que apresentavam comportamentos desviantes e altamente expostos à situações de vulnerabilidades social e financeira, nomeadamente: abandono escolar, delinquência, gravidez na adolescência e consumo de drogas.
O projecto foi capaz de prestar o devido apoio à comunidade desse bairro, tendo tido um impacto significativo na vida dos jovens e de suas famílias.
Desde então, o projecto EMBO vem trabalhando neste segmento, com actividades viradas sobretudo na educação de crianças, estruturando, organizando e compartilhando conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar, baseados na abordagem educacional por princípios.
A referenciada abordagem educacional por princípios é uma metodologia de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, o que por sua vez produz entendimento sobre os valores cristãos.
Em 2018, a EMBO tornou-se membro da AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios), uma organização não governamental sedeada no Brasil.
O nosso Principal propósito
O acto de alfabetizar refere-se à prática social da leitura e da escrita, tornando a criança capaz de interagir consigo mesma e com a sociedade. Diante desta premissa, tornou-se claro que a alfabetização não é uma tarefa exclusiva da esfera familiar (ou seja, para crianças que apresentem desafios como ausência de familiares, baixa renda, analfabetismo dos pais, falta de acesso aos bens sócio-culturais, etc.). O processo de escolarização será impulsionado por indivíduos da esfera social.
Neste contexto, o projecto EMBO tem como principal propósito a assistência educacional de crianças economicamente frágeis, através do ensino colaborativo, entre os princípios escolares tradicionais e os princípios bíblicos.
Missão
Promover a formação e apoiar o desenvolvimento pedagógico com base na abordagem educacional por princípios.
Visão
Impulsionar a criação de valor educacional através da integração de escolas, famílias, igrejas e membros da comunidade, com o propósito de formar uma geração de valor cívico e uma nação transformada.
Valores
Cooperação na realização de iniciativas que acrescentem valor à sociedade.
Cosmovisão bíblica através da prestação de um ensino de excelência, possibilitando a formação de indivíduos com um carácter.
Criatividade e proactividade na busca e desenvolvimento de soluções inovadoras para o crescimento do projecto.
Os nossos Objectivos
O nosso objectivo principal é transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem para uma participação construtiva na sociedade, pois partimos do princípio de que, educar uma criança é trabalhar em um projecto de vida, o que compete primordialmente aos pais e à família, como responsáveis directos pela educação de suas crianças.
Os nossos objectivos de curto/médio prazos são:
- Estabelecer um padrão de excelência académica centrada em Cristo;
- Ampliar o âmbito da educação, oferecendo oportunidades de ensino à crianças de outros bairros de Luanda;
- Fortalecer a participação da comunidade no projecto social.
Num período de longo prazo pretendemos consolidar o projecto mediante a criação de valor educacional e inovação dos métodos de ensino, contribuindo significativamente para a transformação social de Angola, abrindo novas escolas com a finalidade de cooperar para a formação de uma geração com carácter e competência, manifestando o valor do modelo educacional bíblico para transformar a nação angolana.